Nova síndrome ataca centenas


Uma nova síndrome tem feito centenas de vítimas e assustado pessoas como esta que escreve. Apesar de não ser nenhum tipo de profissional da saúde nem de áreas afins esta nova enfermidade tem me deixado realmente preocupado pelo número de pessoas que atinge atualmente.


Apesar de já se tratar de uma epidemia engana-se quem pensa que ela atinge apenas as castas mais decadentes da nossa sociedade. Todo dia pessoas de sangue nobre e traços de realeza aparecem contaminados. Apesar dos números alarmantes de contágio a prevenção e a cura são mais simples do que parecem. A SinAE (Síndrome Alérgica a Educação) ataca pessoas de todas idades. Entre os sintomas mais clássicos estão o repúdio a cumprimentos de qualquer natureza (bom dia, olá, como vai?), a tradicional cara de antipatia quando você tenta ser simpático, e em alguns casos é possível perceber a expressão de dor no rosto da pessoa quando são obrigadas a terem uma atitude de educação.


Nas ruas os atingidos aumentam proporcionalmente ao fluxo de pessoas. Em horários de picos você pode conviver, tocar, passar, olhar, mas jamais ser visto, sentido, prezado por dezenas, centenas de milhares deles. Talvez o velho costume interiorano de cumprimentar quem passa na rua, mesmo que não se conheça, tenha se tornado obsoleto e tão raro que só é possível de ser presenciado em sociedades primitivas intocadas pelos intangíveis valores da metrópole.


Talvez nada possa se comparar a um ‘bom dia’ proferido por uma voz desconhecida. O prazer de ouvir e responder será o eterno desconhecido dos atingidos pela SinAE. A cura é fácil depende de apenas uma atitude de desapego do orgulho e do entendimento que por mais imaculado que possa ser um nome ou status social continua valendo aquela máxima: algo que alguém fez, qualquer um pode fazer!

0 comentários: